top of page

       O nome da escola foi escolhido pelo Pe. Silvestre Philippi (in memória) no ano de 1997 em Tubarão –SC.  Quando determinou junto com o formador e reitor do Seminário Propedêutico Pe. Ademir Eing que o seminarista Lismael Ferrareis, seria professor de música no Instituto Sagrado Coração de Jesus no bairro Morrotes e também no Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão.

       Iniciou-se então as primeiras turmas de aprendizes de violão por esta escola. Em dezembro de 1997 formaram-se 14 moças, no Instituto Sagrado Coração de Jesus, sendo todas candidatas ao ministério religioso (Freira). No seminário formaram-se 22 alunos.

       No ano seguinte, ao sair do seminário e se estabelecer no município de Orleans Lismael continuou os estudos de musica na Unisul. Em 1999 o então prefeito de Orleans, Sr. Adolar Carboni Librelato, o convidou para fazer uma parceria com a prefeitura e executar aulas de violão e piano em algumas escolas do município. Aconteceram nas escolas de Brusque do Sul, Barracão e Alto Paraná. O projeto continuou no ano 2000 e encerrou-se com a troca de prefeito no ano seguinte. Nestes dois anos se formaram 300 alunos. Em 2001 com o rompimento do contrato com a prefeitura, a escola de musica continuou funcionando em regime particular. Neste período aconteceu aulas de Violão, Guitarra, Contra-baixo, técnica vocal e regência coral. Os corais atendidos pela escola foram: Brusque do Sul, Chapadão, Rio Laranjeiras, Rio Novo, Barracão, Invernada e São Jeronimo. 

       Em fevereiro 2007 o Pe. Lino Brunel juntamente com o Sr. Clodoaldo Bianco Loli, observando os corais e grupos de canto de toda a paróquia com um baixíssimo número de instrumentistas, tiveram a ideia de oportunizar pessoas com um curso de violão gratuito, que fosse financiado pela Fundação Rádio FM Luz e Vida em parceria com a paróquia, com a intenção de melhorar a qualidade musical nos corais e grupos de canto da paróquia. Então resolveram convidar Lismael Ferrareis para fazer parte sendo professor e incentivador dos alunos ao ministério da musica na igreja. 

       A cada ano o projeto foi crescendo em números chegando também nos municípios circunvizinhos como: Lauro Müller, São Ludgero, Braço do Norte, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Grão Para, Gravatal, Pedras Grandes, Cocal do Sul e Urussanga. Até o momento ja passaram pela Escola de Música A Arte de Tocar 6200 alunos de diversas idades. O Aluno mais jovem foi: Isadora Nogueira (06 anos). E o Aluno mais idoso foi: Maria da Rosa Cardoso (82 anos).

Padre Silvestre Philippi - Fundador
Nascimento: 02-01-1932
Ordenação: 21-02-1960
Falecimento: 08-04-2006

Entre em Contato!

Praça Celso Ramos, 60 – Centro – Orleans – SC 

CEP: 88870-000

aartedetocar.com@gmail.com

Tel: (48) 996986157 (48) 991032822

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page